terça-feira, 12 de dezembro de 2017

UEFA EUROPA LEAGUE: CONFRONTOS DE 16 avos DE FINAL


Nesta segunda-feira (11-12), após o sorteio da UEFA Champions League, foram definidos os confrontos da Europa League, na fase de 16 avos de final, onde entram também os times que foram os terceiros nos grupos na maior competição de clubes do Mundo.
Alguns bons confrontos irão marcar essa fase da competição. A destacar o Atalanta, com uma grande campanha, passando em 1º em um grupo com os poderosos Lyon e Everton, inclusive goleando os toffes em Goodison Park. O time de Bérgamo vai enfrentar o Borussia Dortmund, que vive um dos seus piores momentos. Sem vencer na UEFA Champions League, o time alemão também acumula uma série sem saber o que é vitória na Bundesliga. Neste final de semana, após a derrota para o Werder Bremen, Peter Bosz acabou sendo demitido. Para o seu lugar, chega o tampão Peter Stöger, que estava no Köln, e não venceu nenhum jogo na Bundesliga. Nalgesmann, técnico do Hoffenheim já está acertado após o final da temporada.

Outro confronto destaque será entre o poderoso Napoli e PB Leipzig. Os napolitamos decepcionaram na fase de grupos da UCL, não conseguir avançar no grupo com Manchester City e Shakhtar Donetsk.
Já o RB Leipzig segue sua grande campanha na Bundesliga. No seu primeiro ano de Liga dos Campeões, acabou ficando na terceira colocação nos grupos e segue como vice-líder do Campeonato Alemão.

Lyon e Villarreal também fazem um confronto que a tempos atras era confronto de UEFA Champions League.

O Arsenal terá pela frente o Östersunds, da Suécia. O time de Arsene Wenger fez uma grande campanha na primeira fase.
Outro time que também decepcionou na UEFA Champions League foi o Atlético de Madrid, que enfrentará o Kobenhavn.

Veja todos os confrontos dessa fase: 

Dortmund (GER) - Atalanta (ITA)
Nice (FRA) - Lokomotiv Moscovo (RUS)
Kobenhavn(DEN) - Atlético Madrid (ESP)
Spartak Moscou (RUS) - Athletic Club (ESP)
AEK Atenas (GRE) - Dínamo Kiev (UKR)
Celtic (SCO) - Zenit (RUS)
Napoli (ITA) - Leipzig (GER)
Estrela Vermelha (SRB) - CSKA Moscou (RUS)*
Lyon (FRA) - Villarreal (ESP)
Real Sociedad (ESP) - Salzburg (AUT)
Partizan (SRB) - Plzeň (CZE)
FCSB (ROU) - Lazio (ITA)
Ludogorets (BUL) - AC Milan (ITA)
Astana (KAZ) - Sporting CP (POR)
Östersund (SWE) - Arsenal (ENG)
Marselha (FRA) - Braga (POR)
Todos os jogos a 15 e 22 de Fevereiro, excepto *13 e 21 de Fevereiro

Fatos do sorteio
  • Sporting CP e Astana vão realizar as viagens mais longas na história das competições da UEFA. A distância de 6.173 KM entre Portugal e o Cazaquistão é igual à percorrida por Benfica e Astana na fasse de grupos da UEFA Champions LEague de 2015/16.
  • Apenas dois dos 16 confrontos já aconteceram nas competições de clubes da UEFA. O Atlético bateu o Kobenhavn por 2-0 na fase de grupos da Copa UEFA de 2007/08, enquanto Marselha e Braga partilharam vitórias na fase de grupos da UEFA Europa League há duas épocas.
     
  • O Lyon sonha ser a segunda equipe a conquistar o troféu no seu estádio desde que em 1998 foram adotadas as finais apenas num jogo, num local previamente escolhido. O Feyenoord venceu o Dortmund em Roterdã em 2002, mas o Sporting CP foi derrotado pelo CSKA Moscou em Alvalade três anos depois.
     
  • O defensor do Lokomotiv Nemanja Pejčinović jogou quatro épocas no Nice, disputando mais de 100 jogos pelo clube francês antes de se mudar para Moscou em 2014.
  • Napoli e Leipzig, duas das oito equipes que foram transferidas da UEFA Champions League após a fase de grupos, vão ter de medir forças.