segunda-feira, 19 de maio de 2014

Copa do Mundo FIFA 2014: Grupo A

Bom amigos que acessam aqui o blog da Rádio Football Total. Vamos apresentar os grupos da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014. Com eles, a lista das Seleções e uma pequena analise da nossa equipe para cada Seleção e também nossa expectativa para quem vai ser classificar
Vamos ao que interessa:
Copa do mundo fifa 2014 brasil

Grupo a

Luis Felipe Scolari, técnico da Seleção Brasileira e campeão do Mundo em 2002, voltou a dirigir a seleção canarinho, com a missão "devolver" o título de campeão do mundo. Após a eliminação da Copa de 2010, na Africa do Sul, o então presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, prometera uma renovação na Seleção Brasileira. Nomes como PH Ganso e Neymar, na época brilhando no Santos, foram pedidos pelo torcedor Brasileiro e ignorado pelo técnico Dunga. 
Mano Menezes, até então treinador do Corinthians, assumiu o comando. Convocou alguns jogadores de outros centros da Europa, como o leste europeu. Mas na Copa América de 2011, o fraco desempenho fez com que Mano balançasse no comando da Seleção. A sequência de resultados ruins contra as seleções top do Mundo também não agradaram os comandantes da CBF. Mesmo assim, Mano permaneceu no comando do selecionado brasileiro. No final de 2012, após mais uma fraca apresentação, desta vez contra a Argentina, no SuperClássico das Américas, Mano Menezes foi demitido pelo novo presidente da CBF, José Maria Marin, que assumiu no lugar de Ricardo Teixeira, que renunciava após descobrir algumas irregularidades. 
Luis Felipe Scolari foi chamado para transformar a Seleção Brasileira na família Scolari. Mas o técnico não vinha em um grande momento. Foi demitido do comando do Palmeiras, após a conquista da Copa do Brasil, mas que não conseguira tirar o clube da zona de rebaixamento. Todos desconfiavam de Scolari, porque ele não chegava em um grande momento. Mas na Copa das Confederações a desconfiança passou, após as boas atuações, que já tinham vindo nos grandes amistosos. 
A goleada na decisão contra a Espanha mostrou o trabalho muito bem feito por Scolari. A atuação foi perfeita. 
Nas entrevistas pré-convocação, Scolari deixou claro que o grupo já estava praticamente fechado. Não haveria grandes surpresas. Alguns jogadores foram convocados com antecedência, como o goleiro Júlio César. O guarda-redes não estava sendo utilizado no seu clube, Queens Park Rangers da Inglaterra. Ele procurou lugar em um grande da Europa e não conseguiu, isto porque os clubes alegavam o pedido alto de salário do jogador. Muita gente contestou a atitude de Scolari, já que goleiro é uma posição diferente. Sem contar em goleiros brasileiros em grande forma, como Diego Alves, no Valencia e Fábio, goleiro campeão Brasileiro pelo Cruzeiro. JC acertou com o Toronto da MLS para poder ter ritmo para a Copa do Mundo. 

O grande jogador desta seleção é Neymar. Apesar de ter feito uma temporada bem aquém da expectativa no Barcelona, Neymar sempre que vestiu a camisa da Seleção, mostrou ótimo futebol e marcou muitos gols. Tem tudo pra ser o grande nome da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo.

Goleiros
Jefferson (Botafogo)
Julio César (Toronto F.C)
Victor (Atlético-MG)

Zagueiros
Dante (Bayern de Munique)
David Luiz (Chelsea)
Henrique (Napoli)
Thiago Silva (Paris Saint-Germain)

Laterais
Daniel Alves (Barcelona)
Maicon (Roma)
Marcelo (Real Madrid)
Maxwell (PSG)

Meio-campistas
Fernandinho (Manchester City)
Hernanes (Inter de Milão)
Luiz Gustavo (Wolfsburg)
Oscar (Chelsea)
Paulinho (Tottenham)
Ramires (Chelsea)
Willian (Chelsea)

Atacantes: 
Bernard (Shakhtar)
Fred (Fluminense)Hulk (Zenit)
Jô (Atlético-MG) 
Neymar (Barcelona)

Suplentes
Diego Cavalieri (Fluminense)
Rafinha (Bayern de Munique)
Miranda (Atlético de Madri)
Filipe Luis (Atlético de Madri)
Lucas Leiva (Liverpool)
Lucas (PSG)
Alan Kardec (São Paulo)



Miguel Herrera, treinador do México, divulgou a lista dos 23 que irão defender os tequileiros na Copa do Mundo FIFA 2014. 
Os mexicanos enfrentaram muitos problemas para conseguir a classificação para o Copa do Mundo. Precisando da repescagem, os mexicanos trocaram 4 vezes de treinador durante as eliminatórias. A maioria dos jogadores atua no futebol local, entre eles o capitão Rafael Marquez, do León. Outro destaque é o goleiro Gullermo Ochoa, do Ajaccio. Apesar de seu time ter sido rebaixado, Ochoa se destacou nesta temporada européia e deve ser transferido para outro clube do velho continente. Se fala em Milan e em Olympique de Marseille. 
A ausência de Carlos Vela chamou a atenção. Não foi uma opção técnica do treinador e sim um problema entre ele e a Federação Mexicana. Javier Hernandez, de fraca temporada no Manchester United e Giovanni dos Santos, de ótima temporada no Villarreal, são os destaques.


Vamos a lista de Herrera


Goleiros
Alfredo Talavera (Toluca)
Guillermo Ochoa (Ajaccio-FRA)
Jesús Corona (Cruz Azul).

Defesa
Andrés Guardado (Bayer Leverkusen-GER)
Diego Reyes (FC Porto-POR)
Francisco Rodríguez (América)
Héctor Moreno (Espanyol-ESP)
Carlos Salcido (Tigres)
Miguel Layún (América)
Paul Aguilar (América)
Rafael Márquez (León).

Meio-campo
Isaac Brizuela (Toluca)
Carlos Peña (León)
Héctor Herrera (FC Porto-POR)
Juan Carlos Medina (América)
Juan José Vázquez (León)
Luis Montes (León) 
Marco Fabián de la Mora (Cruz Azul).

Atacantes
Alan Pulido (Tigres)
Giovani dos Santos (Villarreal-ESP)
Javier Hernández (Manchester United-ENG)
Oribe Peralta (Santos) 
Raúl Jiménez (América)


As seleções africanas sempre chegam para surpreender na Copa do Mundo, mas sempre acabam ficando no quase. Antes, as seleções do continente africano eram conhecidos pelo futebol alegre, pra frente, sem responsabilidades defensivas. Quando chegava perto da Copa, alguma seleção de lá era apontada como uma que pudesse ir longe. Em 2010, Gana quase conseguiu chegar na semifinal, mas acabou parando nas mãos de Luis Suárez e na trave, após a cobrança de pênalti de Asamoah Gyan.
A seleção camaronesa não deve ir muito longe na Copa. Após alguns problemas nas Eliminatórias, como premiações e a aposentadoria de Eto'o, quase deixaram a seleção fora da Copa. Após apelo do presidente da federação e da população, Eto'o voltou atrás e conduziu Camarões até a Copa do Mundo.
Já não é de hoje que os africanos tem ganho um toque Europeu, isto porque vários treinadores do velho continente foram a África para dar esse tom Europeu. Muitos criticam essa importação de treinadores, já que para alguns, os africanos estão virando europeus e deixando suas raízes pra trás. 
Camarões aposta em um técnico alemão para ter sucesso nesta Copa do Mundo. 

GoleirosCharles Itandje (Konyaspor-TUR)
Ndy Assembé (Guingamp_FRA)
Sammy Ndjock (Fethiyespor-FRA)
Feudjou Loic (Coton Sport-CMR)
DefensoresAllan Nyom (Granada-ESP)
Nounkeu Dany (Besiktas-TUR)
Cedric Djeugoue (Coton Sport-CMR)
Aurelien Chedjou (Galatasaray-TUR)
Nicolas N'koulou (Olympique de Marselha-FRA)
Jean-Armel Kana-Biyick (Rennes-FRA)
Henri Bedimo (Lyon-FRA)
Benoit Assou-Ekotto (QPR-ENG)
Gaetan Bong (Olympiakos-GRE)
Meio-campistasEnoh Eyong (Antalyaspor-TUR)
Jean Makoun (Rennes-FRA)
Joel Matip (Schalke 04-GER)
Stephane M'bia (Sevilla-ESP)
Landry Nguemo (Bordeaux-FRA)
Alex Song (Barcelona-ESP)
Cedric Loe (Osasuna-ESP)
Edgar Salli (Lens-FRA)
AtacantesSamuel Eto'o (Chelsea-ENG)
Choupo-Moting (Mainz 05-GER)
Benjamin Moukandjo (Nancy-FRA)
Vincent Aboubakar (Lorient-FRA)
Pierre Achille Webó (Fenerbahce-TUR)
Mohamadou Idrissou (Kaiserslautern-GER)
Fabrice Olinga (Zulte Waregem-BEL)

CROÁCIA

O primeiro adversário do Brasil na Copa do Mundo, a Croácia convocou seus jogadores para a disputa da Copa do Mundo FIFA 2014 Brasil. Depois daquela talentosa geração de 1998, que foi a semifinal, talvez essa seja a que mais da esperanças de ir longe nesta Copa. Orquestrados por Luka Modric, meia do Real Madrid, a Seleção Coatra conta com outros jogadores conhecidos, como o zagueiro Lovren, do Southampton, o veterano lateral/zagueiro Corluka além do também lateral Srna. No meio campo, os mais conhecidos, como Perisic, do Wolfsburg, Kranjcar, do Queens Park Rangers e Kovacic, da Internazionale. Na frente, Mário Mandzukic do Bayern de Munique, Ivica Olic do Wolfsburg e o brasileiro, naturalizado, Eduardo. O técnico Niko Kovac não poderá contar com o veterano zagueiro Simunic, que por conta de gestos racista, foi punido por 10 jogos pela FIFA. 

Abaixo a lista dos croatas


Lista de convocados 

Goleiros
Stipe Pletikosa (FC Rostov)
Danijel Subašić  (Monaco)
Oliver Zelenika (NK Lokomotiva)

Defensores
Sime Vrsaljko (Genoa)
Domagoj Vida (Dynamo Kyiv)
Ivan Strinić (Dnipro)
Darijo Srna (Shakhtar Donetsk)
Gordon Schildenfeld (Panathinaikos)
Dejan Lovren  (Southampton)
Vedran Corluka (Lokomotiv)
Igor Bubnjic (Udinese)

Meias
Ivan Perišić (VfL Wolfsburg)
Danijel Pranjić (Panathinaikos)
Ivan Rakitic  (Sevilla)
Jorge Sammir (Getafe)
Ognjen Vukojević (Dynamo Kyiv)
Mario Pasalic (Hajduk Split)
Luka Modrić (Real Madrid)
Ivan Mocinic (HNK Rijeka)
Niko Kranjcar (QPR)
Mateo Kovačić (Internazionale)
Ivo Ilicevic (Hamburger SV)
Marcelo Brozović (Dinamo Zagreb)
Milan Badelj (Hamburger SV)

Atacantes
Ivica Olić (VfL Wolfsburg)
Mario Mandzukic (Bayern München)
Nikica Jelavić (Hull City)
Eduardo (Shakhtar Donetsk)
Duje Cop (Dinamo Zagreb)
Ante Rebić (Fiorentina)

 Tabela de jogos
Data/Hora
Mandante


Visitante
Estádio
12-06 17:00
Brasil


Croácia
Arena Corinthians
13-06 13:00
México


Camarões
Arena das Dunas
17-06 16:00
Brasil


México
Castelão
18-06 18:00
Camarões


Croácia
Arena Amazônia
23-06 17:00
Camarões


Brasil
Mané Garrincha
23-06 17:00
Croácia


Camarões
Arena Pernambuco

Opinião: Devem se classificar neste grupo, Brasil em primeiro lugar e uma briga grande pela segunda vaga, entre México e Croácia. Os europeus tem mais condições técnicas e futebol mais refinado, além de jogadores em grande momento, como Iván Rakitic e Luka Modric.