quinta-feira, 10 de abril de 2014

Sevilla Goleia Porto e Avança na Europa League


Getty Images

Num dos confrontos mais animados dessa fase de quartas-de-final, tivemos mais um confronto Ibérico. O Sevilla precisava desfazer a vantagem do Porto, conquistada na partida de ida no Dragão. O time português, vinha sem dois de seus mais importantes jogadores: Fernando Réges e Jackson Martinez. Os dois estavam suspensos. 

Sem ter lavado gol em casa, a estratégia de esperar o time do Sevilla era imaginável por parte do Porto. Só não contava com meno de 5 minutos sofrer o primeiro gol. Danilo deu um carrinho imprudente, em Carlos Bacca. O colombiano demorou pra cair, mas caiu. O assistente adicional, Daniele Orsato foi quem assinalou a penalidade e Gianluca Rocchi confirmou. Rakitic cobrou e abriu o placar pro Sevilla, 1-0.

Resultado não era desesperador pro Porto, já que a partida iria para a prorrogação. Mas do jeito que o time estava em campo, logo logo o Sevilla ampliaria o placar. Não demorou muito, na faixa dos 20' aos 30 minutos, saíram dois gols pro time da casa. 

Vitolo em jogada individual, aos 26' marcou o segundo gol do time da casa. Com 2-0, o Sevilla já se classificaria no tempo normal. A aposta do Porto passou a ser nas bolas paradas com Quaresma. Com seu repertório variado nas cobranças de falta, o camisa 7 era a principal arma dos visitantes. Varela e Ghillas pouco participaram do jogo na etapa inicial. 

Quando o Porto se preparava pra sair pro jogo, veio o terceiro gol. Aos 29' em cobrança de falta, Rakitic lançou pra grande área, bate rebate e a bola se ofereceu para Carlos Bacca. O artilheiro finalizou de direita, tinha muita gente na frente e Fabiano não conseguiu ver onde a bola passou, 3-0.

Era visível o desamino dos jogadores do Porto, que com menos de meia-hora de jogo, foram pulverizados pelo time da casa. O Sevilla administrou o jogo até o final do primeiro tempo. Quaresma seguia como o principal jogador. Varela, apenas arrumou confusão no final da etapa inicial e acabou levando um amarelo.

No segundo tempo, o Porto precisava de 2 gols. Varela e Carlos Eduardo não voltaram para a segunda etapa. Quintero e Ricardo foram as opções do técnico Luis Castro do Porto. Aliás, o treinador do Porto ficou apenas 3 minutos no campo. Falou demais com a arbitragem e foi expulso. Teve expulsão também no Sevilla. Coke, chegou forte em Quaresma e como já tinha amarelo, levou o segundo e foi expulso. Na cobrança da falta, Quaresma acertou a trave do goleiro Beto.

Essa expulsão de Coke animou a torcida do Porto. Mas não o time. Quaresma seguiu jogando sozinho. Quintero e Herrera também participaram do jogo, mas não como se esperava deles. Ghillas foi uma peça nula, ele que havia sido herói da classificação contra o Eintracht Frankfurt, não  conseguiu tocar na bola.

Unai Emery resolveu poupar suas peças importantes. Primeiro quem saiu foi Reyes, justamente para recompor a defesa com a expulsão de Coke. Carlos Bacca também saiu, no seu lugar entrou Gameiro. O jogador emprestado pelo PSG entrou bem no jogo e deixou a sua marca. Aos 79' da etapa complementar, Mbia e Vitolo fizeram a jogada pela esquerda, o atacante finalizou. Fabiano fez grande defesa e no rebote, Gameiro aproveitou e fez o quarto gol do time da casa. 

O Porto passou a lutar pelo gol de honra. Quaresma e Quintero começaram arriscar de todos os lados. Nos acréscimos, Quaresma foi premiado. O camisa 7 soltou um petardo da entrada da grande área e acertou o ângulo de Beto. A saída de bola, Gameiro ainda teve a chance de fazer um doblete, mas parou no zagueiro Reyes.

sevilla

Sevilla

porto

Porto

13Beto (GR)24Fabiano (GR)
2Fazio2Danilo
Yellow Card29
Substitution64
3Fernando Navarro7Quaresma
Yellow Card32
Goal90+2
6Daniel Carriço11Ghilas
9Bacca
Goal29
Yellow Card66
Substitution69
13Reyes
11Rakitić (C)
Goal5
Substitution86
16Herrera
19Reyes
Substitution56
17Varela
Yellow Card31
Substitution46
20Vitolo
Goal26
20Carlos Eduardo
Substitution46
21Pareja22Mangala (C)
Yellow Card29
23Coke
Yellow Card32
Red Card54
26Alex Sandro
40Mbia35Defour
suplentes
1Varas (GR)41Kadu (GR)
5Figueiras
Substitution56
4Maicon
7Marin8Josué
12Iborra10Quintero
Substitution46
15Trochowski
Substitution86
19Licá
17Samperio21Ricardo
Substitution46
Yellow Card75
18Gameiro
Substitution69
Goal79
28Kelvin
Substitution64
Treinadores
Unai Emery (ESP)Luís Castro (POR)
Árbitro
Gianluca Rocchi (ITA)

Sevilla
Porto
4
Golos marcados
1
38
Posse de bola(%)
62
10
Total de tentativas
20
7
Remates à baliza
5
3
Remates para fora
12
0
Remates defendidos
3
0
nos postes
0
2
Cantos
10
3
Foras-de-jogo
1
3
Cartões amarelos
5
1
Cartões Vermelhos
0
17
Faltas cometidas
17
16
Faltas sofridas
16
259
Passes tentados
431
176
Passes completos
367


















Ouça os gols da classificação, com a narração de Rodrigo de Oliveira (@NarradorRodrigo)



Fotos: Uefa.com (GettyImages)
Estatísticas: Site da UEFA