quarta-feira, 9 de abril de 2014

CAP Não Resiste a Altitude, Perde e é Eliminado da Libertadores

Foto: Reuters



Num grupo bem equilibrado como era esse, o Atlético Paranaense chegou na última rodada precisando de apenas um ponto para conseguir a classificação a próxima fase. 
Miguel Angel Portugal escalou um time bem ofensivo para ir em busca da vitória. Adriano Imperador começou a partida como titular, pela primeira vez na Copa Libertadores. 

O Jogo.

Como era de se imaginar, o Strongest foi pra cima para buscar um gol logo no começo do jogo. Percebendo essa pressão, com menos de cinco minutos, o goleiro do Furacão começou a segurar o jogo. Weverton mostrou que o Atlético entrou em campo para praticar o antijogo. Segurar o máximo que podia a bola parada e utilizando a tão criticada catimba.

O goleiro do Furacão estava prevendo que a noite seria de muito trabalho. As armas dos bolivianos eram os chutes de longa distância, aproveitando os efeitos da altitude. O goleiro Weverton fez um milagre, na finalização de Escobar. Reynoso também exigiu uma boa defesa do goleiro atleticano. Mas, numa bola longa, Weverton, herói até então, vacilou em uma saída de gol. A meta ficou vazia, a bola foi cruzada por Reynoso e o zagueiro Manoel se atrapalhou com seu companheiro Cleberson e a bola foi pro fundo da rede, 1-0 aos 38' da etapa inicial.

No finalzinho da primeira etapa, veio o empate do Furacão. Marcelo fez jogada pela direita, fez o cruzamento, a bola passou pelo goleiro Vaca e chegou até o Imperador, que só empurrou a bola pro fundo do gol. Eram mais de 2 anos sem balançar as redes, empate atleticano, 1-1.

Adriano por alguns momentos no primeiro tempo, mancou e virou preocupação. No intervalo, disse que voltaria e terminaria o jogo. O Imperador voltou pro segundo tempo e o Atlético perdeu espaço no meio campo. Vendo isso, Portugal mexeu no time. Ederson, artilheiro do Brasileirão 2013 saiu para entrada de Zezinho, aos 8' da segunda etapa. No minuto seguinte, saiu o segundo gol dos bolivianos. Soliz recebeu pela esquerda, olhou pra dentro da área e cruzou em busca de Escobar no segundo pau, mas a bola pegou um efeito e foi para o fundo da rede, 2-1 para o Strongest.

O desespero bateu no Atlético. Bolas longas e áreas começaram a ser as armas do time paranaense. A defesa dos bolivianos sempre de frente e bem posicionada, não deu chances para o Atlético empatar o jogo. O contragolpe ficou escancarado para o Strongest. Talvez tenha faltado um pouco de calma para o time boliviano matar a partida antes do final do jogo. O experiente Escobar perdeu uma grande chance de frente com o goleiro do Furacão.

Após a partida, Adriano falou que a altitude não foi desculpa para a derrota do Atlético. Imperador ainda falou que o foco passa a ser o Campeonato Brasileiro e conquista uma vaga na Copa Libertadores de 2015. A dúvida que fica é: Miguel Angel Portugal fica ou vai embora do Atlético?

O outro classificado do grupo foi o Vélez, que venceu em casa o Universitário por 1-0. 

No Grupo 3, também tivemos definição dos classificados para as oitavas. A dramática classificação do Lanús, atual campeão da Copa Sul-Americana. Com um pênalti defendido no minutos finais pelo goleiro Marchesín, os granates avançaram também as oitavas.